2 de junho de 2008

Tecnologia e Inovação: palestra com CMO da HP

Acabei de voltar da palestra que o VP de Marketing da HP ministrou sobre tecnologia e inovação. Foi na ESPM aqui de São Paulo, na Joaquim Távora.

Confesso que não entendi a princípio como a ligação entre tecnologia, inovação e marketing poderia ser feita numa apresentação de menos de uma hora. E o que vi foi maestral. O material não tinha mais do que 10 slides, pois a profundidade conceitual em cada um deles era impressionante. Três pontos me chamaram a atenção:

1) A HP e outras empresas globais estão investindo muito mais em mídia digital do que em mídias tradicionais. O esforço de planejamento e execução de campanhas em mídia digital exige a quebra de uma série de paradigmas quanto a formato, linguagem, velocidade e interatividade.

2) Web 2.0 é uma estratégia de marketing. O envolvimento de clientes e/ou grupos de clientes em uma rede de interessados que contribuem no desenho colaborativo de novos produtos ganha importância. O HP Labs, laboratório de inovação da HP, terá maior abertura para sugestões vindas da comunidade de clientes. Algo que o Google já vem fazendo com seus APIs ao permitir que as comunidades de desenvolvedores criem e expandam os serviços oferecidos pela empresa.

3) O novo profissional de marketing tem como principais características profissionais:
- Forte orientação ao negócio (deve saber ler P&L, falar de ROI e articular sobre os benefícios de uma campanha para o negócio)
- Sólida base estatística e domínio do que eles chamam de "analytics". Vá até o Google Analytics do seu site e navege por 30 minutos para entender o que ele quis dizer.
- Ética profissional inabalável.

Nenhum comentário: