3 de setembro de 2008

Infra-Estrutura Adaptativa

Sabe o que é? Não? Infra-estrutura adaptativa (Adaptive Infrastructure ou AI) é um modelo de aplicação de tecnologia da informação onde tanto hardware como software são resilientes à demanda do negócio. Simplificando, os servidores e o software que eles rodam podem crescer ou diminuir de acordo com as demandas de negócio da empresa. Os resultados mais imediatos são a redução de custos, maior agilidade, continuidade e disponibilidade de recursos.

Disponibilidade e continuidade dos negócios foi o que faltou à Tickets for Fun, empresa responsável pela venda dos ingressos dos shows da Madonna no Brasil, quando seus 25 servidores não deram conta de atender o volume de acessos ao site. Ocorreram problemas também com o aplicativo que faz a venda dos ingressos. Links quebrados ou corrompidos e muitos "time-outs" dos servidores.

Tudo bem que no caso da Madonna, muita gente vai acabar comprando de um jeito ou de outro e a empresa Tickets for Fun terá receita garantida. Somente ela tem o direto de vender os ingressos. Mas já pensou se houvesse mais empresas vendendo, ou seja, concorrência? Cada minuto "fora do ar" significaria receita mudando de mãos, indo para quem oferece mais qualidade de serviço.

Com AI, empresas como a Tickets for Fun poderiam alocar mais servidores (processamento) para atender os milhares de pedidos de forma simultânea. Uma vez passado o pico de vendas, a infra-estrutura voltaria a seu estado original poupando custos à empresa.

Bem... será que ainda tem ingressos à venda? Vou dar uma olhada.

Nenhum comentário: