4 de outubro de 2008

Liebig's Law of the Minimum

Conhece? Eu não conhecia até a manhã de hoje quando a Ana veio me perguntar sobre a teoria das restrições (theory of constraints). Na verdade ela me perguntou sobre o livro "A Meta" (Eliyahu M. Goldratt), que apresenta o tema.

Como fazia um tempo que não falava sobre o assunto, senti-me na obrigação de fazer uma rápida pesquisa na Internet a respeito. Foi ai que descobri essa "Lei do Mínimo" de Justus Von Liebig. Aliás, se você sabe o nome oficial em português, por favor, me avise.

De forma bastante resumida, a lei do mínimo determina que o crescimento não é controlado total de recursos disponíveis, mas sim pelo recurso mais escasso, ou seja, pelo recurso em menor quantidade. O criador da teoria era agricultor, e usava alegorias de seu ambiente de trabalho para explicar a teoria. A mais famosa é a do barril de Liebig (imagem).



Eliyahu M. Goldratt empresta essa teoria nascida no meio agrícola para reforçar as suas no meio empresarial. Se você sabe de trabalhos científicos no Brasil nessa área, por favor, compartilhe.

Nenhum comentário: