19 de janeiro de 2010

The Open Source House Project

Para muita gente o termo "open-source" diz respeito apenas ao universo do sofwtare, mas ele é muito mais do que isso, é uma filosofia, uma forma de pensar e ver as coisas ao nosso redor. Significa ter acesso a informações referentes a um produto/serviço e ter o direito de alterá-las para benefício próprio ou de terceiros. Esses benefícios representam, no final das contas, MELHORIAS para o projeto inicial do produto ou serviço.

Adotar o open-source significa olhar para o futuro onde produtos mais adaptados e inteligentes substituem velhos hábitos, vícios, interesses mesquinhos e miopias individuais. A inteligência do grupo que usa essa filosofia é uma inteligência que se renova constantemente para atender às necessidades do próprio grupo.

Assim nasceu o projeto Open Source House, um trabalho que visa acumular inteligência sobre meios de construção civil que irão melhorar a qualidade de vida nos países em desenvolvimento através de moradias mais adaptadas. O crescimento acelerado das famílias nesses países tem feito o preço dos materiais de construção subirem muito, o que impede aquelas famílias de construir lares decentes. Más condições de moradia elevam os riscos sociais associados a violência, tráfico de drogas, corrupção entre outros. Por isso, qualquer iniciativa que permita o desenho de moradias mais inteligentes usando materiais alternativos e mais baratos irá ajudar bastante a sociedade como um todo nesses países.

Minha percepção ao ver o que acontece no litoral e interior do estado de São Paulo é uma padronização que beneficia somente os fornecedores de materiais de construção e prestadores de serviços, e não o consumidor. Há um cartel que dita como as construções populares devem ser feitas, quais materiais são utilizados, quantidades etc. O resultado é percebido em todo lugar, as construções são todas iguais. O exercício da criatividade é mínimo para tentar diminuir os custos de construção e aumentar a qualidade da moradia.

Se você é estudante de arquitetura ou engenharia e vê espaço para um processo de inovação contínua na área de construção civil popular, participe desse projeto, pois ele é muito importante para o Brasil.

http://www.os-house.org/english/os-house/design+competition

No começo do ano viajei pelo sertão do Ceará e pude ver seres humanos habitando casas como essa abaixo. Isso é horrível. Alguém pode dizer que tem uma vida digna nos dias de hoje vivendo num lugar desses? Deve existir uma opção, um meio de fazer diferente e viabilizar uma moradia melhor para essas pessoas.


Se quiser saber mais sobre a filosofia do projeto assista o vídeo abaixo, visite o site, inscreva-se e, principalmente, mude!

Um comentário:

Anônimo disse...

Prepotência chamar isso de ridículo. Isso é historia. Muitos hoje ainda moram em casas de barro q foram dos avós. Essa ai so esta mau feita isso sim.