28 de julho de 2010

O Brasileiro é Criativo

Por favor não confunda criação com inovação. Criar e inovar são tarefas distintas, e a diferença é que a segunda se preocupa com o "novo", o "inédito". Já quando criamos, podemos fazê-lo a partir de elementos que já existem há muito tempo.

Na minha opinião, o brasileiro, na média, é muito criativo e pouco inovativo. É muito criativo em imitar os outros, burlar leis, manobrar o fisco, gerar pirataria, enfrentar a concorrência e assim por diante.

É tão criativo que consegue gerar situações como essa abaixo (via UOL):

Lá no Rio de Janeiro, mais precisamente em Realengo, moradores resolveram criar uma placa de trânsito à sua maneira para diminuir a quantidade de acidentes nesse cruzamento. Aliás, lembro bem desse local... foi onde ocorreu um acidente durante uma reportagem ao vivo na TV. A frequência dos acidentes é tão grande que até no momento da reportagem aconteceu um.

Cansados de tanta violência, os moradores foram direto ao ponto: "Pare ou Morra"; simples assim. E perceba que a placa não está num local convencional, na calçada ou suspensa transversalmente a via, mas sim no meio da rua, no meio do cruzamento, e com refletores de luz instalados.

Nada de símbolos... apenas uma frase, texto, uma decisão: viver ou morrer.

E por que será que a prefeitura não conseguiu colocar uma placa ou uma lombada no local? Faltam recursos ou criatividade? Ou os dois?

Não... acho que é falta de vontade mesmo.

Nenhum comentário: