18 de agosto de 2010

Visita de Yamamoto Shihan ao Aikido Nova Era


Ontem a noite tivemos o privilégio de participar de um treino fantástico com um dos maiores mestres do Aikido de todos os tempos, Yamamoto Shihan. Além da técnica apuradíssima, um fato que chama muita atenção em seu treino é a postura e a disciplina na hora de ensinar. Em alguns momentos achei que estivesse dentro de um filme japonês dividindo a cena com um grande imperador. É impressionante a presença que este grande mestre tem no tatame.

Treinamos técnicas simples, variações de iriminage e shihonage com ataques de shomenuchi e katetetori, só que a forma de execução tornou-as bastante elaboradas. Segundo o Shihan, ele tentou passar um pouco das características do treino de O-Sensei, fundador do aikido. Vimos detalhes sutis mas que aumentam e muito a eficiência das técnicas quando executadas corretamente. Fazia tempo que não treinava tão preocupado com a minha movimentação, e não com o efeito da minha movimentação sobre o parceiro. E acho que ai está a grande diferença desse treino! Pude voltar o foco para o meu aikido, e não o aikido da dupla que treina. Isso faz uma grande diferença hoje em dia! O que percebo por ai é uma preocupação muito grande com a "quebra" do movimento de quem ataca, tanto que o discurso nos treinos tem sido muito mais no sentido de perceber o outro e não a si mesmo.

Há algum tempo escrevi sobre o seminário do Doshu aqui no Brasil (2006) e dei o título de "O Aikido do 1", no caso do Yamamoto, diria que é o aikido do Eu.

Mais fotos

Nenhum comentário: