19 de maio de 2011

Os Três Círculos da Mobilidade Paulistana

Excelente o comentário da Carla Stoicov no blog do Sakamoto. Ela compartilhou um método muito interessante para avaliar o que poderíamos chamar de: "desafio pessoal de mobilidade" na cidade de São Paulo.

O método é bastante simples:

"Pegue um papel, faça 3 círculos e se coloque no centro. O 1º círculo vc pode fazer a pé. O 2º vc pode usar 1 ônibus (ou ir a pé) + metro. O 3º será necessário uma combinação maluca (a pé + ônibus + a pé + metro etc.). Então no 3º círculo vc vai de carro (próprio, taxi, carona, que seja!). Pegue sua rotina e plote nos circulos. É mais difícil, mas tente demonstrar visualmente a frequencia na sua rotina. Se sua vida estiver concentrada no 3º círculo vc terá ser um masoquista com espírito jovem extremamente paciente."

Montei alguns slides para ilustrar:

Um comentário:

Carla Stoicov disse...

Rodolpho

Adorei o seu mapa de mobilidade. Nem é tão difícil assim de fazer esse exercício não?! Deveria ser algo que fizéssemos todo dia 1º de janeiro, assim como aquela listinha infinita do que planejamos pro ano que inicia. O mapa poderia servir como uma radiografia de como estamos fazendo o bom uso do nosso tempo (ano a ano) e não disperdiçando-o no trânsito.