16 de setembro de 2014

Bye, Notch


Esta é uma semana interessante para quem gosta de assuntos relacionados a empreendedorismo, M/A e afins. Foi noticiado que a Mojang, empresa criadora do jogo Minecraft, está sendo adquirida pela Microsoft. Imediatamente pensei no Notch, fundador da empresa e um dos principais desenvolvedores do jogo (não nessa ordem). Fiquei imaginando o que a Microsoft teria a oferecer para ele nesse momento. Talvez oferecesse uma posição de destaque dentro da companhia, algo como o que o Google fez com o Guido van Rossum: contratou um ícone, uma referência de peso para mostrar ao mercado a intenção da empresa em investir cada vez mais na qualidade dos produtos que desenvolve.
 

ele
  
Mas não foi isso que aconteceu. Em um post relativamente depressivo -- na minha opinião -- Notch declarou que seu tempo como desenvolvedor associado à Mojang e ao Minecraft acabou. Sim, acabou. Assim que o deal com a Microsoft for concretizado, Notch se desligará da empresa para, no máximo, se dedicar a "pequenos experimentos na web". E se esses experimentos "decolarem", já adianta que os interromperá imediatamente.
As soon as this deal is finalized, I will leave Mojang and go back to doing Ludum Dares and small web experiments. If I ever accidentally make something that seems to gain traction, I’ll probably abandon it immediately.
 Tudo indica que o desenvolvedor vai receber o dinheiro da venda da empresa e aposentar-se de qualquer trabalho mais sério. Isso para mim é algo inédito. O que vejo por ai é justamente o contrário. O líder da empresa adquirida continua atuando no novo cenário a partir de um novo patamar e, no caso do Notch, dada sua projeção social na Internet, imaginei que ele seria um possível porta-voz de uma revolução dos games na Microsoft. Não vai acontecer.

Será que o sucesso e a popularidade confundiram seus sentimentos? Será que Notch precisa de férias e só? É difícil saber agora, mas tenho quase certeza de que voltaremos a ter notícias sobre ele em breve.

http://notch.net/2014/09/im-leaving-mojang/

http://en.wikipedia.org/wiki/Markus_Persson

https://twitter.com/notch

Nenhum comentário: